segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Escuteira! Com muito orgulho!



Como explicar a alguém de fora o orgulho que se sente por pertencer a algo tão grandioso como o escutismo? Como explicar o que se sente por ter "irmãos" escutas que nos apoiam e nos conhecem melhor que muitos amigos de fora do movimento? Queria arranjar as palavras certas para que vocês que me lêem percebessem quão importante é para mim ser escuteira. E, para mim, ser escuteira é ser companheira de miúdos e graúdos que partilham os mesmos ideiais que eu, ser escuteira é ver a alegria de velhotes que visitamos, é ouvir um obrigado de alguém que ajudámos... E acampar? Acampar é um elíxir para a vida eterna. Ai, isso, eu vos garanto que é! Uma semana de estudo, trabalho, stress... E, no fim-de-semana um acampamento! Noites de caminhada, dias de caminhada, momentos de alegria extrema, cheiro a fumo de fogueiras que mais parecem ser uma chama de vida... Os acampamentos para mim aliciam-me! Fazem-me esquecer os problemas, fazem-me estar perto de amigos! Fazem-me dar importância àquilo que é verdadeiramente importante. Posso chegar mais cansada do fim-de-semana do que o que estava quando fui mas o meu coração estará quente com tudo o que lá vivi. Como explicar que se tem saudades de "irmãos" que já saíram e que marcaram a minha caminhada? Como explicar que miúdos de dez anos me podem aquecer a alma como que me dizem? Como explicar que passei a gostar de atum com feijão frade, quando nem sequer me conseguia aproximar? Aprendi a cozinhar! Aprendi a construir! Aprendi a orientar-me! Aprendi a vencer medos! Aprendi a liderar! Aprendi a gerir o meu tempo! Aprendi a conter-me! Aprendi a ser amiga! Aproximei-me ainda mais de Deus! Aprendi a escutar o som do silêncio! Aprendi tanto que não sei se alguma vez conseguirei dar aos que virão tanto como me deram a mim. Ser escuteiro é um modo de vida.

1 comentário:

  1. Realmente é dificil de explicar... Mass apesar de estar de "fora", consigo entendr o que dizes simplesmente porque tenho alguns amigos escuteiros e da para ver qual a importancia do escutismo na vida deles.
    Continua porque te faz bem e chega...

    Beijinhos*

    ResponderEliminar